Socializar seu cachorro com outros bichinhos de estimação, é também uma das partes mais importantes da vida dele.
No entanto, socializar seu cachorro com outros animais é também um grande desafio. Principalmente, se seu amiguinho peludo não está acostumado a interagir dês de filhote com os outros animais.
Mas para isso acontecer, requer bastante paciência e cuidados adequados, na hora de socializar seu cachorro com outros animais, para que todos os bichinhos de quatro patas se sintam seguros e confortáveis.
Se você não tem noção por onde começar ou está perdida. Nesse artigo, abordaremos algumas dicas essenciais e importantes, para ajudar você a socializar seu cachorro de forma segura com outros animais.
Comece cedo a socializar seu cachorro
Comece expor seu filhote a situação e a outros animais deste cedo, pois isso ajudará a construir uma base solida. Isso é fundamental, pois os cachorros quando filhote tem maior capacidade de aprendizado e adaptação, facilitando a sua socialização.
Escolha ambientes controlados
Antes de começar a apresentar seu cachorro a outros animais, certifique-se que o ambiente seja controlado sem muitas movimentações e pessoas desconhecidas, para ser um ambiente seguro para todos os animais do local.
Introduza seu cachorro gradualmente
Mantenha seu cachorro separado dos outros animais no início e depois permita que eles se cheirem, para que se acostumem um com a presença do outro. Mas utilize coleira para sempre manter o controle da situação. Faça encontros breve e aumente com o tempo, na medida que ele se acostumar um com o outro.
Observe a linguagem corporal do seu cachorro
Observe todos os sinais que seu cachorro apresentar durante as interações, sinais como de medo, agressão, tensão ou desconforto. Se seu cachorro apresentar algum desses sinais, interrompa imediatamente a iterações com outros animais.
Não force a interação com outro animais
Respeite os limites do seu cachorrinho e em nenhum momento force ele a interagir com outros animais. Mas ao invés disso, deixe seu cachorro confortável durante as interações.
Mantenha a supervisão constante
Sempre supervisione os encontros do seu cachorro com os outros animais de estimação, principalmente nos primeiros encontros. Pois essa supervisão permitirá que você intervenha imediatamente em um provável conflito ou um mau comportamento entre eles.
Recompensa com comportamento positivos
Sempre que seu cachorro apresentar comportamentos positivos com ou outros animais, recompense ele com elogios ou petisco. Porque assim seu cachorro associara a presença de outros animais como algo positivo e agradável para ele.
Seja sempre paciente
Tenha em mente que a socialização do seu cachorro pode levar muito ou pouco tempo, então respeito o tempo que seu cachorro precisa. Porque cada animal progride em seu próprio ritmo, nesse momento seja paciente e continue o treinamento de socialização do seu cachorro.
Procure ajuda de um profissional
Caso você esteja tendo bastante dificuldade na socialização do seu cachorro, e em nenhum momento você veja progresso nos treinamentos. Considere pedir ajudar de um profissional treinador de cães, porque ele poderá fornecer instruções específicas para seu animal de estimação, criando um plano específico de socialização direcionado para seu animal. Assim, você alcançara mais resultados que deseja.
Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal
Você também pode gostar
Dicas para escolher o nome perfeito e ideal para seu cachorro
Dicas para ensinar seu cachorro a passear na coleira
Os melhores exercícios para manter seu cachorro saudável e ativo