Acompanhar o desenvolvimento de uma criança ao lado de um animal de estimação, é uma rica experiência e traz muitos benefícios para ambas as partes.
Quem tem um cachorro como parte da sua família, sabe quantas alegrias ele pode nos proporcionar. Mas, ao mesmo tempo, nos traz uma grande responsabilidade, especialmente ao ter uma criança em nossa casa.
Uma convivência segura entre cachorros e crianças requer cuidados especiais para todos os envolvidos. Porque só assim, poderemos extrair o máximo de coisas boas dessa linda amizade que poderá nascer entre esses dois.
Mas para isso acontecer, mostraremos algumas dicas importantes nesse artigo para criar um ambiente harmonioso na sua casa, e assim proteger tanto os pequenos como os amigos peludos de quatro patas.
Convivência segura: Escolha o cachorro certo
Para uma convivência segura em casa, a primeira coisa a se fazer é selecione o cachorro certo. O primeiro passo é pesquisar bastante e com atenção, raças conhecidas por sua natureza, porque existem raças de cachorro que são gentis e adaptáveis e existem outras raças que são mais nervosos e territoriais. Ou seja, alguns cachorros tem temperamento mais adequado para convivência com crianças do que os outros.
Convivência segura: Socialize seu cachorro
Para se ter uma convivência segura entre cachorros e crianças, a socialização é um dos pilares essenciais. Para uma boa socialização do seu cachorro, exponha desde cedo ele a diferentes situações, ambiente e pessoas. Porque isso ajudará a reduzir os riscos de comportamentos medrosos e agressivos quando as crianças estiverem por perto.
Convivência segura: Treinamento e educação
A educação e os treinamentos do seu cachorro desempenham também um papel importante. Então invista tempo e dedicação em ensinar comandos básicos para seu animal de estimação, como “senta” e “fica”. Porque além de educar você tem o controle do seu cachorro em situações críticas.
Supervisão constante entre as interações
Em nenhum momento deixe a criança e o cachorro sozinhos sem que você esteja supervisionando, mesmo que seu cachorro seja bastante amigável e você considere que ele dois se dão bem, pois o cachorro pode reagir inesperadamente a certas situações de estresse, por exemplo. Mas mantenha os olhos sempre atentos as interações entre o cachorro e a criança para possível intervenção, se necessário.
Ensine as crianças a respeita o cachorro
Para uma convivência segura, as crianças precisam também ser educadas sobre como interagir com o cachorro e a respeita o espaço e os limites dele. Ensine as crianças a não perturba o cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo. Explique também a importância de não puxar os pelos, orelhas ou o rabo do cachorro, e não de incomodá-lo enquanto ele estiver brincando com os seus brinquedos. Explique a importância de ser sempre gentil e não provar o cachorro
Estimule a empatia e os cuidados
Ensina e incentive a criança a cuidar do seu cachorro, como dar comida, água e levá-lo para passear (lembrando se a idade e o tamanho permitirem). Porque essa convivência entre a criança e o cachorro é uma ótima oportunidade de ensinar sobre empatia e responsabilidades para as crianças, além de enriquecer e fortalecer ainda mais esse vínculo com o cachorro.
Observe sempre os sinais
Para uma boa convivência segura, é importante você está atento aos sinais e estresse do seu animal de estimação, como rosnado, as orelhas abaixadas, o rabo entre as pernas, entre outros sinais que demonstra que seu cachorro está desconfortável. Se você nota um desses sinais, afaste a criança imediatamente do cachorro e procure saber com um profissional, se for o caso, qual é a causa para evitar incidentes e situações futuros.
Treinamento profissional
Se você percebe que o comportamento do seu cachorro está se tornando uma situação não muito agradável em relação à criança, não hesite em procurar ajuda de treinando de animal profissional. Ele pode ajudar a corrigir o comportamento indesejado do seu cachorro e a ensinar técnicas para melhorar a convivência.
Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal
Você também pode gostar:
Brinquedos para manter seu cachorro feliz e ativo
Dicas pra socializar seu cachorro com outros animais de estimação
Dicas para ensinar seu cachorro a passear na coleira