Passear com o seu bichinho de estimação em parques, praias ou até mesmo no seu bairro, é com certeza uma das atividades bastante satisfatório tanto para você com para o seu amiguinho peludo. Mas, ao mesmo tempo, além de satisfatório, é também um grande desafio para alguns donos passear com o seu pet, principalmente se os passeios acontecerem utilizando a coleira.
Passear na coleira com o seu animal de estimação, pode ser uma das atividades bastante desafiador, principalmente se seu cachorro não está costumado a usar uma coleira ou não se comporta durantes os passeios. Mas, por que a necessidade do uso da coleira? Porque ao passear com o animal de estimação usando a coleira você o mantém seguro em algumas ocasiões, evitando, por exemplo, que ele saia correndo por aí, além de outras situações não muito agradáveis. Ou seja, o uso da coleira ajudar manter o controle das ações do seu cachorro.
Mas ensinar o seu cachorro a passear na coleira, exige constância, paciência e técnicas adequadas, e assim, tornar o passeio totalmente agradável para ambos. Nesse artigo exploraremos algumas dicas uteis e essenciais para torna o passeio divertidos e seguros para ambos.
Escolha a coleira e o guia certo
Antes de começar a ensinar o seu cachorro a passear na coleira, a primeira coisa a se fazer é escolher a coleira adequada e confortável, levando sempre em consideração o tamanho e o porte do seu cachorro. Existem dois tipos de coleira, a coleira de corpo (arnês) e as coleiras tradicionais para pescoço. Certifique também de escolher um guia que seja tanto resiste como leve.
Familiarização com a coleira em casa
Muitos animais de estimação podem estranhar a sensação de usar a coleira logo no início, então antes de sair e passear com o seu cachorro, faça com que ele se familiarize com a coleira dentro da sua casa. Deixe seu cachorro brincar, cheirar e explorar bastante esse acessório. Porque fazendo isso, ele associará positivamente. E não esqueça de sempre reforçar falando elogios.
Treine seu cachorro com orientações básicas
Antes mesmo de sair para os passeios com o seu pet, sempre bom reforçar alguns comandos básicos com seu animal de estimação, faça ele entender os comandos de “senta” “fica” “vem” entre outros. Porque fazendo isso, facilitará no comportamento do seu cachorro durante os passeios, além de garante também a sua segurança.
Introduza gradualmente ao ambiente externo
Comece colocando seu animal de estimação em ambiente calmo e controlado, como, por exemplo, no quintal de casa. Porque fazendo assim seu cachorro se acostumará com o ambiente e os novos estímulos, como os sons e cheiros, antes de enfrentas lugares mais movimentados.
Evite puxar a guia do seu cachorro
Evite ficar puxando com frequência a guia do seu animal de estimação. Porque isso pode ser desconfortante e também machucar seu cachorro, além de desencorajar ele. Mas ao invés disso, utilize guias retráteis ou logos, dando mais liberdade ao seu pet e mantendo você no controle.
Esteja bastante atento aos sinais do seu cachorro
Durante os passeios com o seu animal de estimação, esteja sempre atento e observe bem o comportamento do seu cachorro. Porque se em algum momento ele apresentar sinais de desconforto, agressividade ou medo, pare e avalie bem a situação. Nunca force seu cachorro a fazer nada se estiver desconfortável.
Utilize reforços positivos
É sempre bom recompensar de alguma forma o seu animal de estimação, principalmente quando estiver ensinando-o sobre algo. Você poderá utilizar recompensas em formas de elogios, petiscos e carinhos sempre que ele se comportar bem quando estiver utilizando a coleira. Pois reforços positivos é um das ferramentas poderosas para criar associações de uma certa situação a algo positivo, nesse caso o uso da coleira para os passeios.
Seja constante e paciente
Tenha em mente que a paciência é a chave para o sucesso. Se durante o processo de aprendizagem o seu cachorro ficar nervoso ou resistente, dê um passo para trás, respire bem fundo e tente novamente até seu cachorro entender o que você espera dele. Além disso, a consistência é a chave para um treinamento de sucesso, para isso, mantenha as regras e as expectativas consistentes durante os passeios, pois os cachorros levam tempo para adaptar as novas experiências.
Passear na coleira, veja dicas importante
Sempre se lembre que todo animal de estimação é único e cada um leva um tempo necessário para aprender. Nunca force seu animal a nada que ele não queria, principalmente a passear na coleira. Mas priorize sempre o conforto e o bem-estar dele, dando amor, carinho e atenção.
Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal
Você também pode gostar:
Dicas para tornar a hora do banho mais agradável para seu pet
Dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo
Os melhores exercícios para manter seu cachorro saudável e ativo