Dicas para tornar a hora do banho mais agradável para seu pet

A hora do banho é uma parte bastante importante da rotina do seu pet quando se trata dos cuidados com a higiene dele. Mas para muitos donos de animais é uma verdadeira batalha a travar. Porque é nesses momentos que tentamos achar formas e jeitos, para não ser uma situação cansativo tanto para a gente com para os nossos animais de estimação.

Porque todas às vezes que chega esse momento do nosso pet tomar banho, já pensamos em todo sufoco que isso irá nos gerar, pois alguns animais de estimação podem ficar ansiosos, inquietos durante o banho ou relutando para não entrar debaixo do chuveiro. Dessa forma, tornando uma tarefa bastante desafiadora para os seus donos. Ou seja, uma situação não muito agradável e bastante estressante para ambos os lados.

Entretanto, esses momentos não precisam ser dessa forma tão difíceis. Saiba que a hora do banho podem se tornar uma experiência agradável e satisfatória para ambos. Mas se você não sabe como transformar esses momentos em experiências agradáveis, tranquilas e prazerosas. Vai aqui algumas dicas e truques para você e seu pet se divertirem juntos nessas horas e estreitar ainda mais esses laços.

Escolha o momento certo para dar banho no seu pet

A primeira coisa a se fazer é estabelecer uma rotina, escolhendo um momento e hora certa do dia, para tornar o banho mais agradável possível para seu pet. Nessas ocasiões, evite dar banho no seu pet quando ele estiver bastante agitado, ao invés disso, escolha banhar seu animal de estimação quando estiver bem relaxado e calmo. O ideal é manter uma rotina para seu animal de estimação, inclusive na hora do banho para que ele saiba o que esperar. Isso será bastante útil para reduzir a ansiedade, pois seu animal de estimação acabará se acostumando com esse processo ao passar do tempo.

Prepare o ambiente para a hora do banho

A segunda coisa a se fazer é preparar todo o local para dar banhos no seu pet, tornando o ambiente o mais agradável e seguro possível para ele. Comece reunindo todos os itens necessários para dar banho no seu pet como xampu, condicionador, toalhas e escovas, evitando assim a necessidade de deixar seu pet sozinho durante os momentos do banho. Certifique-se também se a temperatura da água está adequada ou não para o seu pet tomar banho, e se está usando tapetes para evitar possíveis escorregões. Se preferir, você pode está utilizando alguns brinquedos durante os momentos do banho para distrair seu pet.

Faça bastante carinho no seu pet

Antes de começar a banhar o seu animal de estimação, faça alguns carinhos nele, converse de forma bem suave e tranquila para acalmar seu pet durante os momentos do banho. Além disso, você pode estar utilizando recompensas, como petiscos, para ele associar os banhos a algo positivos. Lembre-se, que todos esses detalhes podem ajudar a tornas os banhos mais agradáveis e, ao mesmo tempo, criar um vínculo entre você e seu pet.

Introduza águas gradualmente em seu pet

Comece a dar banhos introduzindo água suavemente no seu pet, de preferência utilizando um chuveirinho de mão. Mas não esqueça de certificar antes de como está a temperatura da água do chuveiro para não assustar seu animal de estimação. Para saber se a temperatura da água está agradável para seu pet, faça primeiro um teste com o dorso da mão. Feito o teste, comece introduzindo água molhando primeiro as patas do animal e vá subindo aos poucos, permitindo que o pet se acostume com a sensação da água, evitando possíveis sustos inesperados.

Use produtos adequados em seu pet

Consulte seu veterinário para obter recomendações especificas sobre qual tipo de produto utilizar na hora do banho. Porque fazendo isso, seu veterinário informara a você, qual o tipo de produto é recomendado para dar banhos no seu animal de estimação, conforme o tipo de pele e pelo do animal. Porque certos produtos, são formulados para pele sensíveis, enquanto outros são ideais para animais com pelagem mais longas. Lembrando sempre que os produtos utilizando por humanos, não são recomendáveis para animais, por isso eles necessitam de produtos específicos que sejam ideais para eles.

Seja delicado com os olhos e ouvidos do seu pet

Na hora do banho tenha cuidado em especial com os olhos e ouvidos do seu animal de estimação. Evite que a água tenha contado diretamente com os olhos e ouvidos do seu pet, porque isso pode causa desconforto no seu animal. Ao invés disso, utilize uma toalha úmida para poder limpar o rosto do seu animal de estimação e uma bolinha de algodão para proteger essa área sensível que são os ouvidos. Dessa forma, você dará um banho bastante agradável e reconfortante possível para ele.

Termine dando carinho e secagem adequada

Logo após o seu animal de estimação terminar de banhar, seque ele com uma toalha bem macia para tirar todo o excesso de água, dando carinho e fazendo elogios no seu amiguinho peludo. Pois terminando os banhos do seu animal de estimação dessa forma, ele acabará associando esses momentos a algo agradável e positivo. Certifique-se que seu pet esteja quente e confortável.

Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal

Você também pode gostar:

Dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo

Os melhores exercícios para manter seu cachorro saudável e ativo

Escolhendo um animal de estimação para sua família

Benefícios em ter um animal de estimação em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima