Escolhendo um animal de estimação para poder fazer parte da sua família, é com certeza um dos momentos único e de muitas alegrias, mas, ao mesmo tempo, é um momento que exigirá um pouco de responsabilidade da sua parte para não errar na sua escolha. Dito isso, você precisar ter muita atenção na hora de escolher um animal de estimação.
Mas tenha em mente que não é apenas escolher um animal de estimação e levar para casa. Porque existem muitos outros fatore para ser analisado por você. Mas não se preocupe em relação a isso, pois todos esses cuidados que você precisa tomar é fundamental, para evitar futuras dores de cabeça que poderá vir, caso escolha um animal de estimação por escolher, deixando de fazer uma pesquisa antecipada para escolher o cachorro ideal.
Então, antes de sair escolhendo um animal de estimação, você precisar analisar alguns pontos importantes antes, para depois tomar sua decisão final, e não apenas escolher por escolher. Porque uma má escolha poderá gerar um impacto grande ou não no seu convivo diário. Para não passar por todo esses apuros, daremos algumas dicas essenciais para uma escolha correta, minimizando assim os riscos de uma escolha errada.
Avalie se tem espaço disponível
Antes de está escolhendo um animal de estimação, você precisará analisar se tem espaço suficiente na sua casa. Poque se for um animal de pequeno porte, até mesmo um gato, eles podem se adaptar facilmente a pequenos espaços como um apartamento, mas se for um animal de grande porte, você precisará de um espaço bem maior, pois ficará uma situação desconfortante para ambas as partes. Considere raças menores ou animais de estimação como cachorro pequeno, pássaros ou até peixes, que poderá se adaptar bem a espaços pequenos. Mas se você tem casa grande com quintal amplo, poderá então considerar ter um cachorro de grande porte, por exemplo.
Avalie se você tem tempo disponível
Antes de tudo, avalie se você tem tempo disponível e compromisso com o seu animal de estimação no decorrer do seu dia a dia. Porque cachorros, por exemplo, precisam de caminhadas, brincadeiras e treinamentos, já os gatos precisam de cuidados diários e atenção. No total, todos os animais de estimação precisam de carinho e cuidados diários, alguns mais do que os outros. Então, antes de integrar mais um novo membro de quatro patas na sua família, analise com bastante atenção, se tanto você como alguém da sua família têm disponibilidade de tempo para dar amor, carinho e atenção para seu amiguinho peludo.
Avalie se você ou alguém da sua família tem alergias
As alergias podem ser um dos fatores bastante importantes a ser considerado, quando se trata em escolher um novo animal de estimação para fazer parte da sua vida. Para evitar essa situação indesejada, verifique com atenção se você ou alguém da sua família tem alergia a pelos de animais, pois se a resposta for sim, o ideal e recomendado é escolher uma raça hipoalergênicas, como, por exemplo, o poodles ou escolher gatos da raça Sphynx. Lembrando sempre que a alergia se dar não apenas por conta dos pelos, mas também através da saliva ou urina do animal. Portanto, verifique um médico para analisar a situação. Porque todos esses detalhes são importantes para evitar problemas futuros.
Avalie o seu estilo de vida e atividades
Antes de escolher um animal de estimação, pense e analise bem de como é o seu estilo de vida e nas atividades que você gosta de prática. Porque se você for uma pessoa bastante ativo, gosta de realizar atividades físicas e gosta de passar tempo ao ar livre, um cachorro com muita energia pode ser uma ótima escolha para você. Entretanto, se você prefere um animal mais independente, os gatos podem se encaixar perfeitamente na sua escolha. Mas alguns animais como répteis ou peixes são ideias para pessoas que gostam de cuidados mais simples.
Faça uma pesquisa da espécie e raças
Procure pesquisar sobre as espécies e as raças que lhe interesse, pois cada um tem características próprias e temperamentos específicos. Porque conhecer bem o animal de estimação que desejar integrar a sua família, é fundamental para decidir corretamente, sem risco de errar. Lembrando que esse animal de estimação irá fazer parte da rotina, participando da sua vida diariamente, por essa ração é essencial escolher aquela raça ou animal que se encaixe bem ao seu cotidiano. Não deixando essa questão de lado, você evitará futuramente problemas que poderá aparecer.
Esteja pronto para os custos financeiros
Além dos cuidados pessoais e das responsabilidades, também tem os custo financeiros que virão com o animal de estimação. Então, antes de ter um amiguinho peludo de quatro patas, considere os custos financeiros que virão com veterinários, vacinas e possíveis emergências. Com isso você estará preparado para qualquer imprevisto que poderá acontecer.
Esteja sempre comprometido
Esteja sempre comprometido com o seu animal de estimação, pois não é nada passageiro. Tenha em mente que vocês terão muitos momentos juntos, esteja disposto a cuidar e oferecer todo carinho e sempre com responsabilidade.
Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal
Você também pode gostar:
Benefícios em ter um animal de estimação em casa
Veja essa incrível receita de panqueca de banana