Quando se trata de escolher um novo amiguinho de quatro patas, para ser o mais novo membro da família, muitas pessoas que amam os cachorros enfrentam uma decisão bastante importante.
As diferenças entre cachorro grande e pequeno, devem ser considerados na hora de escolher o seu animal de estimação. Porque cada tamanho tem suas características distintas, personalidades e necessidades, além do tamanho entre eles e os desafios únicos.
Logo a seguir, veja nesse artigo as principais diferença entre cachorro grande e pequeno, e de como essas diferenças entre os tamanhos podem afetar a sua vida de forma positiva ou negativa. Assim, permitindo que você decida de acordo com seu estilo de vida.
1 Diferença entre cachorro grande e pequeno: Tamanho e espaço
Um das diferenças mais óbvios na escolha do cachorro, é o espaço que eles ocuparão em sua casa. Enquanto o cachorro grande precisa de bastante espaço para se movimentar e se sentir confortável, como, por exemplo, quintais espaçosos ou áreas ao ar livre, além de precisam de caminhadas mais longas para gastar energia.
Já o cachorro pequeno se adapta melhor a ambientes menores, como apartamento para se sentirem confortável. Mas lembrando que isso não significa que os cachorros pequenos não precisam de exercícios para se sentirem saudáveis e felizes. Brincadeiras em casa ou passeios curtos são uma ótima ideia para praticar com ele.
2 Diferença entre cachorro grande e pequeno: Alimentação e cuidados
Os custos da alimentação variam significativamente entre o cachorro de grande porte e cachorro de pequeno porte. A diferença é que os cachorros grandes consomem mais comidas, consequentemente custará mais caro alimentar seu grande amigo, tudo isso porque a dieta dele precisa ser equilibrada e adequada a sua raça para evitar problemas. Nesses casos, é importante considerar esses custos ao planejar o orçamento da alimentação do seu novo amigão peludo.
Por outro lado, os cachorros pequenos, precisam de pouca porções de comida para se alimentar, sendo um custo benefício mais econômico para você. Dito isso, sempre coloque essa situação e veja se vai se um problema ou não na chegada do seu mais novo companheiro de quatro patas.
3 Diferença entre cachorro grande e pequeno: Atividades físicas
Cachorro de grande porte tendem a ser mais ativos, precisando consequentemente de mais exercício para gastar bastante energia. Você poderá realizar atividades com o seu animal de estimação ao ar livre, como, por exemplo, corridas, caminhadas ou outras brincadeiras utilizando brinquedos.
Já cachorro de pequeno porte podem se divertir com atividades em ambientes internos, pois não necessitam de muito espaços para sua diversão. Mas mesmo assim, de vez enquanto os cães pequenos precisam sair para interagir com outros animais e pessoas para uma boa socialização.
4 Diferença entre cachorro grande e pequeno: Treinamento e socialização
Todos os cachorros podem ser treinados independentemente do seu tamanho, mas geralmente os cachorros pequenos são mais fáceis de controlar devido o seu tamanho, mas não devem ser mimados. O seu treinamento é bastante importante, para torná-lo obediente e garantir que seu pequeno cachorro se comporte bem tanto em casa como em público.
Já o treinamento de cachorro grande pode exigir mais esforço da sua parte, uma vez que o seu tamanho pode se torna o controle mais desafiador ainda. Os donos precisaram investir mais tempo nos treinamentos para tornar seu cachorro obediente. Colocando sempre em mente que o treinamento é importante para sua socialização e garantir que se comporte bem em diversas situações.
5 Diferença entre cachorro grande e pequeno: Personalidade e temperamento
A diferença é que os cachorros de grande porte muitos das vezes são conhecidos por sua gentileza e tranquilidade. Raças como, por exemplo, a do São-bernado e Dogue alemão, são raças de cachorro grande, que costumam ser amigáveis e dóceis. Eles são ótimos para famílias e crianças devido a sua natureza amável.
Já os cachorros de pequeno porte, como, por exemplo, a raça Pomerânia e Chihuahua, por outro lado, tendem a ser mais enérgicos e alerta. Muitas das vezes eles são vistos como cães de colo, pronto para se tornarem companheiros leais de seu donos.
6 Diferenças entre cachorro grande e pequeno: Cuidados e longevidade
Os cachorros de diferentes tamanhos têm necessidades e cuidados diferentes, ou seja, os cuidados poderão mudar. Mas infelizmente, uma das coisas que precisamos saber é que a diferença está na sua longevidade, pois os cachorros maiores tendem a ter uma expectativa de vida mais curtas em relação aos cachorros menores.
Por outro lado, os cachorros de pequeno porte, terão uma vida mais longa. Acima de tudo, o importante é curte cada momento ao lado do seu amiguinho de quatro pastas, independentemente da sua expectativa de vida ou do seu tamanho. O principal é dar amor, carinho, cuidado e curte todas as fases da vida.
Algumas observações sobre a escolha do cachorro ideal
Tenha sempre em mente que a escolha entre o cachorro de grande e pequeno porte, dependerá do seu estilo de vida, espaço, orçamento e preferência pessoais. Lembrando que ambos os tamanhos, tem suas vantagens e desafios. Mas acima de tudo o importante é amor dado por você, afinal ele será seu companheiro leal, que participará de todas as suas aventuras.
Entre no nosso Grupo do Zap para não perder nenhum conteúdo sobre esse mundo animal
Você também pode gostar:
Como garantir uma convivência segura entre cachorros e crianças
Brinquedos para manter seu cachorro feliz e ativo
Dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo